Fui morar na roça

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Como fazer escalda pés

como fazer escalda pés
No mundo atual, tudo parece estar acontecendo ao mesmo tempo e o resultado disso são os inúmeros afazeres que tomam conta do cotidiano. Além do cansaço físico gerado pelo acúmulo de tarefas, o próprio corpo começa a dar sinais de que há uma sobrecarga também emocional, resultando em um aumento do estresse e dos sintomas da fadiga.

Para quem se encontra nesta situação e não tem como diminuir o ritmo, a melhor coisa a fazer é buscar alternativas que possam aliviar o peso desta rotina. Visto como uma maneira de reduzir as dores nos pés de quem usa salto alto por longos períodos ou permanece de pé durante horas, o chamado “escalda-pés” pode uma boa opção e vai muito além do alívio de incômodos nos membros inferiores.

De acordo com a terapeuta Janice Veiga, por ser um momento de cuidado pessoal e de relaxamento, o escalda pés pode trazer muitos outros benefícios. “Ele relaxa e ajuda a restabelecer tanto o equilíbrio físico, retirando as dores musculares e reativando a circulação na região dos pés, quanto emocional, renovando as energias para seguir em frente ainda mais ‘leve’”, destaca.

Como fazer um escalda-pés?

A especialista afirma que esta é uma técnica muito antiga e que pode ser feita de muitas maneiras diferentes, de acordo com cada caso. “Existem muitos relatos de pessoas que contaram com a ajuda do escalda-pés para curar problemas emocionais sérios e até mesmo da depressão”, ressalta, lembrando que em casos graves a técnica entra de maneira complementar ao tratamento convencional.

E não é preciso muito para se fazer um escalda-pés, o que possibilita que qualquer pessoa possa fazê-lo em casa mesmo. “O princípio é sempre o mesmo: uma bacia com água aquecidaentre 36ºC e 40ºC. Em seguida basta acrescentar algum óleo essencial, sais especiais ou a combinação de outros produtos para ter um escalda-pés que já faz toda diferença”, explica Janice Veiga.

A terapeuta acrescenta que a água deve cobrir até a canela. O escalda-pés de durar entre 10 a 20 minutos. “Uma boa ideia é colocar algumas bolinhas de gude dentro da bacia para aproveitar o momento e ir massageando os pés”, destaca. Ao terminar, importante enxugar bem os pés e colocar meias.  

A única contraindicação do escalda-pés é para mulheres grávidas, pessoas hipertensas ou com câncer em situação de metástase, pois esta técnica lida exatamente com o fluxo sanguíneo e pode afetar de alguma forma. 

11 comentários:

  1. Eu precisava muito ler isso. Ando com os pés bem inchados por conta da gestação e um bom eacalda pés irá me ajudar na circulação.

    ResponderExcluir
  2. Olá,tudo bem?
    Gostei muito, estou precisando fazer, neste verão meus pés ficam muito inchados.
    1001 Beijokas Daniela Comitre

    ResponderExcluir
  3. Essa eu não conhecia. Vou aproveitar para dar atenção especial aos pés porque muitas vezes, na correria do dia, a gente esquece.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. que dica valiosa, por não usar o sapato correto, eu sempre fico com dores nos pés após a academia, essa dica me salvou e vou usar todos os dias

    ResponderExcluir
  5. olá!
    Nunca fiz escalda pés, imagino que deve ser bem relaxante... Vou testar aqui! amei a dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá, muito bom esse post. Para 2019, uma das metas é investir tempo em rituais de auto cuidado e estive procurando receitas de escalada pés porque no passado eu usava uns pré preparados da Granado que eu adorava, mas queria preparar os meus em casa. Cheguei aqui!

    Gratidão!

    Abraços
    Aline.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!!! Vou fazer pra relaxar, estou precisando dar uma relaxada. Amei demais.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa dica, eu realmente estou precisando pra relaxar mais, obrigada pelo post!!




    https://spacteenblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu realmente ando precisando... Mas eu realmente nunca vi ou procurei por algo do tipo. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  10. Vou falar para a minha mãe desse post, ela está precisando.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da dica, meus pé ficam super inchados no verão. Vou fazer!

    Beijos <3

    ResponderExcluir